@brunomagno

@brunomagno

3 de nov. de 2007

Duas caras ou Senhora do Destino?


S
e têm uma coisa que gosto de fazer no começo de uma nova novela é notar as semelhanças que ela têm com a novela anterior (falo de novelas de um mesmo autor).

Por exemplo, analisando a Global “Duas Caras”, de Aguinaldo Silva, percebi algumas semelhanças com a última novela, também de Aguinaldo. “Duas Caras” é uma espécie de nova “Senhora do Destino”, só que com as atrizes principais em papéis diferentes. Vamos lá, se em “Senhora de Destino”, Suzana Vieira era a retirante nordestina que comeu o pão que o coisa ruim amassou (Maria do Carmo), agora ela é uma rica senhora requintada e antipática (Branca). Por sua vez, do outro lado está Renata Sorrah, (Célia Mara), que começará como amante do marido de Suzana Vieira e se tornará a heroína da história (será?). Para quem não se lembra, em “Senhora”, Renata Sorrah era Nazaré, a seqüestradora da filha (Carol Dieckam) de Maria do Carmo (Suzana Vieira), que fez um inferno na vida de muitos personagens, mas que ficou eternizada nas tramas globais.
Agora os papéis se inverteram (Suzana é a vilã e Renata a mocinha), coisas de Aguinaldo Silva...Talvez ele tenha prometido a Renata uma personagem boazinha para tirar a fama ou mostrar que ambas as atrizes sabem ser mocinhas e vilãs. Quero deixar bem claro que não culpo as atrizes e sim a falta de originalidade do autor, tanto que, às vezes tenho a sensação de que vejo as roupas da Maria do Carmo(Suzana Vieira em Senhora) em Célia Mara (Renata Sorrah), vai entender...(ah! e os acessórios também!)
Mas as semelhanças não param por ai! Sabe a Favela da Portelinha? (o núcleo de Fagundes e cia?), não parece um pouco (ou muito) com o bairro em que Suzana Vieira morava em “Senhora”?. Ambos os personagens de Vieira e Fagundes praticamente fundaram suas respectivas comunidades com mãos-de-ferro. A história se repete? Parece que sim! Só que com um detalhe diferente. Em “Duas Caras”, Aguinaldo teve uma sacada de mestre! Ele abocanhou um público esquecido até então. Os evangélicos! Sim, os evangélicos! Por acaso vocês já viram algum personagem evangélico com todo esse destaque em uma trama global das oito? Parece merchan, não é? Isso sem falar na trilha sonora gospel... A Globo que não é bobinha nem nada....

Qualquer semelhança é mera coincidência....Não é por nada, mas tenho a sensação de que já vi essa história....

Nenhum comentário: