@brunomagno

@brunomagno

16 de mar. de 2007

O que anda acontecendo com as telenovelas brasileiras?

Para começar eu assumo: sou noveleiro de plantão! Daqueles que não se levantam nem para beber água numa cena emocionante ou desmarcam compromissos por conta do final da novela. O fato é que ela me transporta para uma realidade mágica e encantadora, mas, ultimamente, isso não vem acontecendo.
Analisando as telenovelas brasileiras da Rede Globo do ano 2000 até os dias de hoje, sinto-me preocupado. É como se todos os autores tivessem firmado um acordo no qual prevalecessem às mesmas temáticas de sempre: moçinho rico se casa com moçinha pobre, o vilão faz maldades a novela toda e é castigado somente no final... Sem mencionar os tipinhos já conhecidos pelo público. Penso que alguns autores já deveriam estar aposentados ou talvez na ‘’geladeira’’, pois já não conseguem firmar histórias novas, convincentes e de conteúdos diferenciados (preciso enumerá-las?). Ultimamente tenho acompanhado a Rede Record de Televisão, que tem investido forte na produção de novelas e já colhe frutos disso. O segredo? Autores novos e com talento! A Globo não saberia fazer isso? Ah! Saberia sim! O fato é que a toda poderosa já se acostumou a oferecer produtos muito ruins ao público brasileiro, que tem por costume e cultura, assistir suas novelas.
É preciso se repensar algumas temáticas e histórias absurdas que estão sendo veiculadas. Sim, por que uma novela de sucesso não se faz com historias mirabolantes, efeitos especiais ou coisas do tipo. Lembram-se de Roque Santeiro? Pecado Capital? Irmãos Coragem? Foram marcos na teledramaturgia brasileira. Foram histórias ricas, amores impossíveis, realidades possíveis, que mostravam personagens simples, mas que continham ao meu ver, a alma e o espírito do povo brasileiro. É triste a realidade, mas tenho de admitir: já não se fazem novelas como as de antigamente. Por outro lado, sinto-me felizardo pela mesma Globo ter acertado em realizar os remakes de algumas dessas novelas. Todo noveleiro que se preze deveria assistir pelo menos uma vez na vida a uma delas.
Outra coisa! Vocês também já estão cansados de novelas que se passam no Rio de Janeiro? Caramba! Parece que no Brasil, só o Rio de Janeiro presta para servir de pano de fundo. Meus olhos estão cansados de olhar para a Lagoa Rodrigo de Freitas, para o Cristo Redentor...Isso, sem falar de Copacabana....Os autores da nova geração precisam conhecer mais nosso país. A imagem do Rio de Janeiro, já esta desgastada. Alguém discorda? Não tem como não deixar de falar da minissérie, “Amazônia”, de Glória Perez. Apesar de mostrar por meio de uma visão romântica, o ciclo da borracha no Acre, ela têm acertado em mostrar paisagens diferentes, personagens peculiares e um pouco (só um pouquinho) do que foi a Amazônia à época da borracha. Querem outro exemplo formidável? A minissérie "Hoje é dia de Maria", exibida em 2005 pela Globo. Aquilo sim foi um trabalho primoroso! Por que os autores não seguem na mesma linha? Garanto que o público não se arrependeria.
Eu fico por aqui, na esperança de aparecer um “Salvador da Pátria” (lembram-se dessa?) que mude o rumo da teledramaturgia brasileira. Seria pedir muito? Nós, noveleiros de plantão, agradecemos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito! Perfeito! Perfeito!
Globo tá perdendo espaço e já perdeu espaço comigo há muito tempo.
Não venho assistindo a Globo. Muito menos Amazônia. Passei a assistir a Record. Isto mesmo. Faço de suas palavras, as minhas. Ela tá investindo e conseguindo espaço.

Anônimo disse...

nossa bruno admitir assim pra todos q é novelereiro. Achei ótimas as críticas feitas, eu já não curto muito mais novelas, mas tenho q admitir e concordar com o nico q as novelas de antigamente conseguiam passar masi veracidade q as de hj, e concordo muito mais em mostrar outros ambientes, o país é tÃO RICO DE IMAGENS BELISSIMAS pq só o raius do RJ, axo q todas as emissoras tem q repensar sua produção de teledramaturgia, até pq é um produto q rende muito. Noveleiros e noveleiras tomem atitude como essa do nico, critiquem mesmo.

Anônimo disse...

Verdade... A globo está mesmo baixando o nivel de sua programaçao desde 2000...Mas é aquele velho lema...Eles querem ibope... entao fazem isso... Pq isso é do agrado deles...Isso é bom pra eles...E eles nao estao nem ai se a programaçao é boa ou ruim... Dando Ibope eles colocam qualquer coisa...